O cão,o ladrão e o roubo da Tv de 32 polegadas
O núcleo da trama:
O cão- Sansão é um fila,um cão preto,grande e velho.Única companhia da coroa divorciada e depressiva.
Dona Maricota-Dona do cão Sansão e coroa divorciada.D.Maricota,tem verdadeira adoração pelo cão,vive em função dele,dormindo inclusive com ele na mesma cama.Alguns vizinhos,diziam que ela tinha uma paixão romântica-sexual pelo o animal.O cão ficou com ela,depois que seu marido foi embora e nunca mais voltou.
O taxista- vizinho de dona Maricota,sua vida anda um caos,desde que sua mulher foi embora.Sempre foi um homem centrado na família,mas sua mulher era uma mulher sem vocação para vida doméstica.Gostava da orgia,da farra,da madrugada e portanto nunca se acostumou a vida de um lar.Diz-se que ela arrumou um bandidão do morro,na roda de samba que ela freqüentava.Sua ex era fascinada por tv´s de 32 polegadas.
O ladrão- Malandro,cafajeste e ladrão desde criança.Já havia pego cana,em todos os artigos.Cafetizou a irmã,as primas,roubava a pensão da avó e freqüentava a paróquia só pra roubar as ofertas.Não levantava suspeitas,sua ação nunca era evidente e violenta.Mas tinha uma queda por mulatas...por uma mulata.
A trama:
O cão sansão morre de pneumonia,d.Maricota,tenta a todo custo encontrar um alguém ou um taxi para levar o bicho para o cemitério dos cachorros.Encontra várias dificuldades na realização desse translado.Ninguém quer carregar um cão morto por pneumonia,com medo de contagio e também porque o cachorro era muito grande.
Dona Maricota,tenta a todo custo encontrar um jeito de carregar o cão morto.Faz várias tentativas,bombeiros,polícia,taxis,freteiros e ninguém se aventura a satisfazer a necessidade da pobre senhora.
Até que ela lembra que seu vizinho era taxista e talvez pudesse se interessar em ajudá-la.Chama-o,este acabara de acordar,depois de uma noite insone,onde passou a noite rodando por todos os bares,acreditando que talvez pudesse encontrar sua mulata fujona e traíra.
D.Maricota,explica a situação,o taxista,reluta em aceitar,mas lembrou-se de um favor que d.Maricota já havia lhe prestado em outra época e portanto se viu forçado em ajudá-la.Ele era um homem muito justo e apegado ao passado.
D.Maricota,revela o motivo da morte do cão,o taxista acha melhor enrolá-lo em um saco preto.Ela acha isso um absurdo,como seu amado cão,seria embalado tal qual lixo?Ela não poderia aceitar esse ultraje.
Ele retruca dizendo que não pode simplesmente carregar um cadáver canino,que morreu de pneumonia dentro de seu taxi,pois isto poderia representar um perigo para seus passageiros.Decidiram então colocá-lo numa caixa.Assim se por acaso fosse parado numa blitz,diria que estava carregando uma Tv de 32` -caixa da TV que ele havia comprado e ainda estava pagando,porque a nêga exigiu uma TV grande- e mesmo assim ela foi embora.
Depois de muito confabularem,d.Maricota,aceita colocar o cão dentro da caixa.Ela decide ir na frente,pois queria preparar o jazigo do sansão.Queria dar um funeral a altura para seu amado cão.
O taxista,se preparou para sair,algumas horas depois.Primeiro,precisava acondicionar o cão dentro da caixa da TV de 32´.O cão pesava horrores.Lembrava da nêga o tempo todo enquanto mexia na caixa.Porque ela foi embora?Ele malhava pra ficar sarado,ia à praia,fez tatuagens e jiu jitsu...tudo isso pra impressionar a nêga.Estava todo endividado.
2 horas depois,saiu de casa para levar o cão ao cemitério.Acreditava que poderia resolver essas questão cedo,já ficaria na rua,pra iniciar as corridas.No caminho para o cemitério,pensou- se pintar alguém,indo para aquela direção,de repente dou uma corrida e já ganho um dinheiro-,seu tiver sorte,pinta alguém.
E pintou!
Aquela madrugada foi cansativa.O ladrão e sua nêga tinham ido pro samba.A nêga queria orgia e sereno.Quando chegaram ao "barraco" na favela,nem dormiram direito e ela começou o show de esporro e exigência.
Dizia que não ia viver com ele,sem dinheiro e sem uma TV de 32´.Que parada era essa?Vivia com um Mané que se virava pra lhe dar tudo e não ia viver com um malandro que não chegasse junto.
Ele tinha de resolver logo a questão da TV,pois ela ia passar os dias em casa e queria uma TV legal...grande,panorâmica....pra assistir suas novelas.Ela assistia todas as novelas.Só limpava a casa(jogava o lixo pra debaixo da cama).Ela prefiria quebrar os pratos e os copos a ter que lavá-los.comida não sabia fazer e também nem queria aprender.Mas a nêga tinha um remelexo que deixava muito malandro doido e muito otário de queixo caído.O Malandro,vendo que se não ajeitasse a parada da TV logo logo,ia perder a nêga e ela mal chegara.Tinha saído da casa do otário não tinha nem 2 dias.
Saiu e disse- quando eu voltar trago sua TV de 32´.
No caminho,o taxista esperava que a todo momento,pintasse alguém indo pra mesma direção para fazer uma corrida.D.Maricota,já estava no cemitério,mas pedia pra ele não correr muito,para não sacudir o morto pobre cão.E também para dar tempo para ela arrumar o jazigo canino.Contratara,coveiros,mandou fazer lápide com dizeres de afeto eterno ao seu sansão.Comprou coroas de flores....gastou um dinheiro em homenagem ao seu falecido companheiro canino.Quem via,pensava que se tratava de um ente querido- humano-,tamanha era a atenção e exigência dela para que tudo saísse perfeito,no funeral do sansão.Portanto,precisava de um pouco mais de tempo para preparar tudo.
A metereologia dizia que chuviria naquela tarde.Péssimo dia para funeral,para corridas de taxi e para carregar uma caixa de 32´,certamente.
Depois de muito rodar por todos os quarteirões e bairros próximos onde ele achava que poderia encontrar um passageiro- na verdade esperava descobrir o paradeiro da nêga-,resolveu seguir seu destino.
Eis que quando pega a rua principal,alguém chama o taxi.Um rapaz,de óculos,meio gordo e com cara de estudioso.Era o ladrão.
O taxista diz que vai para uma direção,mas que poderia levá-lo se ele não se importasse em ir na frente,pois atrás ele carregava uma caixa grande...de uma TV de 32´.
O ladrão,não titubeou,entrou no carro pensando- tirei a sorte a grande!-Tinha saído na intenção de arrumar uma TV de 32´e eis que pega um taxi,com uma TV dentro e justamente de 32´.
O taxista,não puxa muito papo,não quer dar a entender,que está carregando um cão morto,tem medo do cão já estar fedendo.deixa portanto,todas janelas abertas.O ladrão não se importa.embora sua rinite estivesse atacando por causa se tanto vento na cara.Mas não iria melindrar o taxista.
O ladrão começa a maquinar o que iria fazer ou como.Iria até perto de uma localidade onde ele tinha um camarada que tinha uma Kombi,no qual ele pediria pra dar um bonde até sua cachanga com a "peça".
A viagem foi transcorrendo tranqüila até que o taxista puxa conversa.Diz que comprara uma TV de 32´para sua mulher- ex-mulher,ele frisa-,ela era fascinada por TV grande...o ladrão retruca dizendo que estava saindo com o mesmo intento.Sua nêga- estava recém "casado"-e ela também era fascinada e o tinha intimado a voltar pra casa naquele dia com uma na mão...ou nas costas.
O bote-
Assim que viraram uma esquina próxima uma determinada localidade,o ladrão toma a iniciativa e diz- perdeu,perdeu....
O taxista fica sem ação...não sabe nem o que dizer.
O ladrão manda encostar o carro,com uma arma apontada para ele(falsa).O taxista com medo de uma reação,pára carro.Pensa...e agora,ele vai levar o cão!
Fica na dele,pensando que se revelasse a verdade,poderia perder o carro,a vida,as férias do dia anterior....era melhor perder a TV...o cão.
O ladrão,sai do carro,manda o taxista tirar a caixa e colocá-la no chão.O taxista obedece,tira a TV do carro,com o maior cuidado,coloca-a no chão sem batê-la como pede o ladrão.Não queria correr o risco de dar uma TV pra sua nêga com algum arranhão ou quebrada.Tinha de chegar no barraco com a TV linda e maravilhosa.Com cheiro de nova.E que cheiro.
Após a descarga,o ladrão manda o taxista- vazar- e não olhar pra trás.Este entra no taxi e sai em disparada.Naquele momento,D.Maricota liga- venha logo,traga meu sansão,já está tudo pronto para seu belíssimo funeral-.E agora,como dizer para ela ,que não haverá mais funeral,porque não há mais defunto.Que conflito!
O ladrão chama seu parceiro da Kombi e pede para este o levar até a favela.O kombista retruca,diz que tem que fazer umas lotadas,mas este pode ir com ele até a entrada da favela.Mas em casa não vai dar pra levar.O ladrão fica desapontado...carregar peso não com ele.Mas não tem jeito.
Quando chega na entrada da favela,começa a chover.Com a caixa nas costas,pensa....Puta que pariu! Como pesa essa TV!E lá vai subindo a ladeira com a caixa na costas.Quando chegar em casa a nêga vai fazer uma festa.
Chega em casa todo molhado,chove torrencialmente.A nêga estava deitada no sofá assistindo malhação numa TV de 14´,cheia de chuvisco.Quando vê o ladrão chegando com a caixa nas costas a nêga dá um pulo,grita de alegria....estava exultante.Enquanto esteve casada com o outro,esperou quase um ano,para ele satisfazer seu desejo.Precisou fazer muita pirraça...até greve na cama.O malandro,nem precisou ser muito pressionado.
Fizeram festa,gritaram,pularam.Ela pulou nos braços dele,o encheu de beijos,fez juras de amor eterno,teceu elogios disse que ele era o cara!
Resolveram então abrir a caixa.Caras de alegria...
Abrem a caixa...um saco preto aparece.
Olham intrigados ainda com sorrisos na cara....mas já esmorecendo.
Calma nêga...é uma forma nova de embalar as tv´s,sente o cheiro de novo.
Ela olha desconfiada olha para ele e para a caixa...não tem formato de TV.
Abrem o saco...um cheiro de podre sobe e impregna o ambiente.Ele se volta pra trás...ela empurra ele...abre a caixa com força e puxa o saco preto...um cachorro preto morto surge....
Ela dá um grito de horror!Era o Sansão!
O taxista chega ao cemitério,horas depois.O trânsito estava uma merda,devido a chuva.D.Maricota,estava ansiosíssima com a demora,tudo que estava perfeito,começou a estragar por causa da chuva.A cova estava enlameada e cheia d´água.As coroas de flores estavam todas tortas e enxarcadas.A lápide borrou os dizeres.O caixão ainda estava vazio.O cemitério tinha que fechar.
D.Maricota,vai ansiosa em direção ao taxi,olha pra dentro e não vê a caixa.Onde está a caixa- pensa ela-.
O taxista não sabe o que dizer...como dizer a verdade?Mas não havia outra alternativa.Não foi sua culpa ser assaltado.
Ela pergunta cadê a caixa-ele diz que foi assaltado-.ela pergunta como?!
Ele não tem resposta.Ela pergunta se não roubaram as férias dele e por que não levaram o carro,somente a caixa.Ele retruca diz que não sabe porque.Ela quer explicações.
Como ele pôde ser assaltado por um passageiro se ele não estava fazendo corrida.Ele diz que como tinha de fazer hora,pra levar o cão para o funeral,resolveu fazer uma corrida para complementar a féria e passar o tempo.Como o cara estava indo na mesma direção,fez a corrida.
Dona Maricota,estava descontrolada...gritava....urrava....não queria acreditar naquilo.Sua vida estava arrasada....arruinada.Perdeu seu pobre cão duas vezes.Morto e roubado.
Taxista tentou consolá-la, estava inconsolável.O taxista tentou explicar todo o ocorrido aos funcionários do cemitério que estavam também a espera.Já que d.Maricota,os segurou o dia inteiro em função desse maldito funeral.O cemitério de cachorro nunca esteve tão agitado.O não funeral do sansão foi mais comentado do que se houvesse ocorrido.
D.Maricota chora agarrada ao santinho com a foto do cão,que ela mandou imprimir a toque de caixa,na gráfica ainda aquela manhã.Jogava os santinhos,as coroas,a coleira,o travisseiro,os brinquedos...tudo dentro da cova....ela fez seu enterro de qualquer maneira.
O taxista olhava aquela cena,abismado e enternecido.Só o amor explica aquilo.Só amor,faz a gente de louco...de bobo....
Pensou no ladrão,roubara a tv para dar pra sua nêga.Ele comprara um TV pra dar pra sua nêga.O amor fez tudo isso- ele pensou-...o Amor, era o culpado.
Depois que d.Maricota,fez seu funeral,entraram no carro.D.maricota pedia um sinal dos céus,pedindo um novo apego.Ela precisava de um novo apego.O taxista,ligou o rádio...escutaram uma música- "troque seu cachorro por uma criança pobre...troque seu cachorro por uma criança pobre....
Quando chegaram em casa,horas depois,porque a cidade toda estava inundada.Ela resolveu ligar pra um orfanato e adotou uma criança pobre.
O taxista chegou em casa cedo,não quis ficar na rua até tarde.Abriu a porta e viu a nêga deitada no sofá assistindo a novela das 8.Ela voltou pra casa.
Afinal,ele tinha comprado uma TV de 32´...de verdade.